Horário de Funcionamento: Seg – Sex das 08:00h às 12:00h – 13:30h às 18:00h

MP possibilita que trabalhadores fiquem devendo férias e feriados antecipados; veja como pagar isso

Ferias Mp 1046 2021 - LPM Serviços Contábeis - Escritório Contábil

Empregadores ficam autorizados a antecipar os períodos de descanso, mas o trabalhador precisa pagar isso antes de pedir demissão para não ter valores descontados.

 

A medida provisória 1.046 assinada pelo governo federal para flexibilizar temporariamente algumas condições impostas pelas leis trabalhistas, contempla a possibilidade de antecipar férias individuais e coletivas de colaboradores, além de feriados.

Empresas que optarem por fazer a antecipação das férias do trabalhador, não precisam esperar que eles tenham um ano de registro para aderir a MP. Assim, o funcionário que tiver apenas meses de registro na carteira e entrar de férias, fica “devendo” para o empregador.

A MP 1.046 diz que, caso o funcionário peça demissão após ter tirado férias antecipadas, esse período deve ser descontado do valor da rescisão contratual.

O advogado trabalhista Rômulo Saraiva, em entrevista à CNN, diz, porém, que o texto da MP não é claro sobre como fica a situação de quem é demitido pela empresa, o que pode levar a discussão para a Justiça.

“A demissão por parte da empresa pode atrair uma construção de entendimento a partir do judiciário, já que o texto normativo deveria ter sido claro sobre todas as hipóteses de demissão.”

Feriados 

Já em casos de antecipação de feriados, a MP permite que as empresas antecipem feriados federais, estaduais, distritais e municipais, incluindo os religiosos.

Para essa situação, a MP prevê que os feriados que forem antecipados poderão ser descontados do banco de horas que o trabalhador tem acumulado. Assim, se o empregado tiver oito horas em seu banco, por exemplo, um dia de feriado antecipado pode ser pago com essas horas excedentes que ele já havia trabalhado.

A MP também prevê que, para repor o banco de horas, a empresa pode exigir do trabalhador até duas horas a mais do horário normal de expediente, com um limite de dez horas trabalhadas por dia.

Além disso, fins de semana podem ser usados para que o trabalhador possa pagar essa “dívida” com a empresa, respeitando pelo menos um domingo de folga ao mês.

A compensação dessas horas de folgas antecipadas poderá ser feita pelo trabalhador em até 18 meses.

 

 

 

Fonte: Contabeis.com.br

 

 

Ficou com alguma dúvida, mantenha contato conosco: LPM Serviços Contábeis – Contabilidade Inteligente

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Tcm Ba - LPM CONTÁBIL GESTÃO EMPRESARIAL E PÚBLICA - Escritório Contábil

TCM-BA, Lança Guia de Transição de Mandato

  A Superintendência de Controle Externo do TCM elaborou um “Guia de Transição de Mandato” com informações essenciais para a troca de poder nos municípios baianos seja realizada de forma democrática e em obediência às normas fixadas pela legislação. O

Você pode gostar também
Categorias
Arquivos
Back To Top

NOVIDADE! Serviço de registro de marcas

Você sabia que a LPM Serviços Contábeis agora oferece o serviço de registro de marcas? Com ele, você protege a sua propriedade intelectual de forma rápida, fácil e segura. A LPM cuida de todo o processo, desde a pesquisa até a emissão do certificado.

Lpm Imgpng Popup - LPM CONTÁBIL GESTÃO EMPRESARIAL E PÚBLICA - Escritório Contábil

Portal do Cliente