Horário de Funcionamento: Seg – Sex das 08:00h às 12:00h – 13:30h às 18:00h

Entenda o que faz o administrador de uma sociedade limitada

Socio Administrador - LPM Serviços Contábeis - Escritório Contábil

O administrador é responsável pelas funções administrativas e gerenciais da empresa, o qual conduz o negócio, respondendo legalmente pela sociedade.

 

O administrador é responsável pelas funções administrativas e gerenciais da empresa, o qual conduz o negócio, respondendo legalmente pela sociedade.

sociedade limitada poderá ter como administrador, um dos sócios ou alguém fora da sociedade, designado para este cargo.

No artigo 1.060 do Código Civil, é estabelecido que a sociedade pode ser administrada por uma ou mais pessoas, previsão esta que se dá no Contrato Social ou outro ato separado.

No artigo 1.061 do Código Civil, é estabelecido como será a designação dos administradores quando estes não forem sócios “a designação de administradores não sócios dependerá de aprovação da unanimidade dos sócios, enquanto o capital não estiver integralizado, e de 2/3 (dois terços), no mínimo, após a integralização”.

No § 1o  do artigo 1.011 do Código Civil, é previsto quem esta impedido de ser administrador da Sociedade:  “não podem ser administradores, além das pessoas impedidas por lei especial, os condenados a pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos; ou por crime falimentar, de prevaricação, peita ou suborno, concussão, peculato; ou contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional, contra as normas de defesa da concorrência, contra as relações de consumo, a fé pública ou a propriedade, enquanto perdurarem os efeitos da condenação”.

Contrato Social, deve prever as pessoas incumbidas da administração da sociedade, seus poderes e atribuições, conforme artigo 977 do Código Civil.

Caso o contrato social, seja omisso nos limites de atuação dos administradores, estes poderão praticar, todos os atos pertinentes à gerência da sociedade, considerando que, se a atividade da empresa não for compra e venda de imóveis próprios, só poderá praticar a venda dos imóveis, com a decisão da maioria dos sócios.

Sendo um assunto de grande complexidade, deverá o empresário sempre estar assessorado por profissionais contábeis e jurídicos, com expertises e experiência para que possa auxiliar nos processos e elaboração de documentos.

 

 

Fonte: Contábeis.com.br

 

 

Ficou com alguma dúvida, mantenha contato conosco: LPM Serviços Contábeis – Contabilidade Inteligente

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Você pode gostar também
Categorias
Arquivos
Back To Top

Portal do Cliente

Open chat