null

Horário de Funcionamento: Seg – Sex das 08:00h às 12:00h – 13:30h às 18:00h

Projeto busca proteger pequenas empresas na transição da reforma tributária 4 de novembro de 2025

I2p244jgn5andc6mvsem2bgh7m 1536x1024 - LPM CONTÁBIL GESTÃO EMPRESARIAL E PÚBLICA - Escritório Contábil

O senador Mecias de Jesus (Republicanos–RR) apresentou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 219/2025, que busca assegurar às micro e pequenas empresas do Simples Nacional o direito a crédito tributário durante a transição para o novo modelo fiscal previsto pela Reforma Tributária.

A proposta garante que empresas que optarem por migrar para o regime geral a partir de 2027 possam receber crédito presumido da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) relativo aos estoques de mercadorias adquiridos antes da mudança.

A medida pretende corrigir uma lacuna da legislação complementar aprovada após a reforma. Embora a Lei Complementar 214/2025 tenha estabelecido regras de compensação para empresas do regime geral, ela não contemplou de forma explícita aquelas que decidirem sair do Simples Nacional — o que, segundo o senador, poderia gerar desvantagem competitiva para pequenos negócios durante a transição.

“A reforma não pode punir quem mais emprega. Nosso projeto assegura igualdade de tratamento aos pequenos empreendedores”, afirmou Mecias de Jesus. Ele destacou que micro e pequenas empresas representaram mais de 80% das contratações no país em 2025.

Na prática, a proposta permite que esses empreendimentos compensem parte dos tributos pagos sobre estoques adquiridos no sistema atual, garantindo alívio financeiro e maior equilíbrio concorrencial no início do novo regime.

O PLP 219/2025 foi protocolado no Senado e aguarda distribuição às comissões responsáveis pela análise.

 

 

 

Fonte: FENACON

 

 

Ficou com alguma dúvida, mantenha contato conosco: LPM SERVIÇOS CONTÁBEIS  – CONTABILIDADE ESPECIALIZADA

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Ballots Gaa2cb0c34 1920 Copia 1536x799 - LPM CONTÁBIL GESTÃO EMPRESARIAL E PÚBLICA - Escritório Contábil

No Sudeste, renda deve subir 11%, calculam pesquisadores da FGV

No Sudeste, renda deve subir 11%, calculam pesquisadores da FGV Pixabay O chamado cashback de impostos – novidade criada pela reforma tributária que estabelece a devolução de tributos pagos pela pessoas mais pobres ─ deve ter impactos distintos na renda dessa parte

Você pode gostar também
Categorias
Arquivos
Back To Top

NOVIDADE! Serviço de registro de marcas

Você sabia que a LPM Serviços Contábeis agora oferece o serviço de registro de marcas? Com ele, você protege a sua propriedade intelectual de forma rápida, fácil e segura. A LPM cuida de todo o processo, desde a pesquisa até a emissão do certificado.

Lpm Imgpng Popup - LPM CONTÁBIL GESTÃO EMPRESARIAL E PÚBLICA - Escritório Contábil

Portal do Cliente