Depois de passar pela primeira e segunda etapa, correr para reunir a documentação necessária para declarar o Imposto de Renda e saber onde inserir cada rendimento e despesa dentro do programa da Receita Federal, ainda será preciso percorrer mais um trajeto e, então, respirar aliviado, ok?
Pois bem, a próxima etapa consiste, basicamente, em acompanhar o envio do seu tributo para descobrir se a declaração enviada possui alguma pendência.
Por isso, neste artigo, você aprenderá como consultar pendências no Imposto de Renda e resolvê-las antes que a sua declaração caia na malha fina fiscal.
Confira.
Como verificar se tenho pendência no Imposto de Renda?
Para consultar se a declaração enviada à Receita Federal possui alguma pendência, será necessário acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, o e-CAC.
Se você já possui um cadastro, basta inserir seu CPF ou CNPJ, seu código de acesso e senha.
Se você ainda não possui um código de acesso ao e-CAC, poderá gerá-lo, informando CPF, data de nascimento e os números dos recibos dos dois últimos anos de declaração.
Ou, ainda, realizando seu cadastro através do site do governo, o “acesso gov.br”.
Inclusive, o acesso gov.br é o meio ideal para acessar o e-CAC se esse for o seu primeiro ano declarando o tributo, pois para se cadastrar não há necessidade de informar os números dos recibos referentes aos dois últimos anos de declaração.
Depois disso, acessando o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, para acompanhar a situação da sua declaração, clique em:
- declarações e Demonstrativos;
- meu Imposto de Renda;
- extrato de Processamento.
Neste último campo, você encontrará um termo que mostrará o status do processamento da sua declaração de Imposto de Renda.
Aparecerá um dos termos abaixo:
- em Processamento;
- em Fila de Restituição;
- processada;
- com Pendências;
- em Análise;
- retificada;
- cancelada.
Se a situação da sua declaração for “Com Pendências”, você saberá, instantaneamente, que há pendências no documento encaminhado à Receita Federal.